BUSCAPE

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Barretos, a capital country do Brasil

Turismo rural é o ponto forte dessa cidade do interior paulista.



Com população de aproximadamente 110 mil habitantes, Barretos vê essa quantidade de gente se multiplicar com a vinda de turistas, principalmente no mês de agosto, durante a Festa do Peão de Boiadeiro. Durante o maior evento de rodeio da América Latina, a cidade chega a receber mais de um milhão de visitantes. Localizada a 420 km de São Paulo, a capital do country está no interior paulista, no norte do estado. Não é à toa que Barretos é um dos principais pólos da indústria agropecuária brasileira.

Não deixe de conhecer o Parque do Peão, onde é possível ter idéia da grandiosidade do evento que atrai milhares de pessoas para Barretos no oitavo mês do ano. É possível acessar todas as áreas, embora alguns espaços fiquem fechados nos períodos em que não ocorre a Festa do Peão. No Memorial do Peão de Boiadeiro, localizado dentro do parque, é possível conhecer a história da festa e de seu fundador, o Clube “Os Independentes”. Para homenagear a primeira festa do peão, que aconteceu nos anos 1950, o memorial foi construído em formato de lona de circo para reproduzir o modo como era o espetáculo nos primórdios. Apesar da importância desse evento, é um equívoco achar que a única razão para visitar Barretos seja apenas essa. Nos outros meses do ano, o município paulista propicia outras atrações interessantes para os visitantes. Não dá para passar por essa cidade sem comprar um chapéu de cowboy. Faz parte do “ritual” para que os turistas se sintam em casa, além de ser uma ótima maneira de se proteger do sol escaldante característico da região. O clima country em Barretos é tão marcante que até as cabines de telefone público têm forma de chapéus.

Passear pelas ruas dessa cidade requer um pouco de resistência física e um bom par de tênis. O calor no interior paulista costuma ser intenso, inclusive no inverno. Os principais pontos turísticos estão localizados nas proximidades da Praça Francisco Barreto, como a Catedral do Divino Espírito Santo. No calçadão, as pessoas encontrarão quiosques, lojas, bancos, sorveterias – é necessário num lugar tão quente – dentre outros estabelecimentos. O ambiente de cidade de interior é marca registrada na cidade. A dica é sentir esse clima e a simplicidade das pessoas na Praça da Primavera, com um projeto paisagístico muito bonito e um ar de tranqüilidade.

Vale a pena conhecer também a Estação Ferroviária de Cultura, atualmente desativada, usada apenas para contar a história da cidade. Outro lugar interessante para se conhecer é a Região dos Lagos, constituída por quatro reservatórios abastecidos pelo Córrego do Aleixo. O lugar é tranqüilo e oferece ciclovias e espaços para a prática esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário